O que foi a primeira coisa que você pensou quando leu o título?
Se você nasceu depois dos anos 90, talvez ache que vou contar alguma experiência, um conto…
Se você nasceu antes dos anos 90 e gostava da banda, sem dúvida lembrou da Legião Urbana. Como não lembrar?
Legião Urbana
Legião Urbana é (sim, é) uma banda de rock brasileira fundada em Brasília, que ficou ativa de 1982 a 1996.
Os integrantes Renato Russo (voz, teclado, violão, letras), Marcelo Bonfá (bateria e percussão), Dado Villa-Lobos (guitarra e violão) e Renato Rocha (baixo). Renato Russo faleceu em outubro de 1996, e 11 dias depois a banda divulgou o fim das atividades.
A Legião, como é carinhosamente chamada pelos fãs, gravou 8 albuns de estúdio, 3 compilações e 6 álbuns ao vivo, sendo o último sem Renato.
Com mais de 25 milhões de discos vendidos, segundo a Wikipedia, é a banda brasileira que mais vendeu discos de catálogo no mundo, e faz parte do “quarteto sagrado” do rock brasileiro, junto com Barão Vermelho, Titãs e Os Paralamas do Sucesso.
Entre outubro de 2015 e dezembro de 2016, Dado Villa-Lobos e Marcelo Bonfá, os dois integrantes remanescentes do grupo, apresentaram juntamente a André Frateschi nos vocais principais e diversos músicos convidados a turnê Legião Urbana XXX Anos, que consistiu na comemoração dos pouco mais de 30 anos de seu 1º álgum de estúdio. Devido a boa aceitação do público, o grupo resolveu retomar o projeto em 2018, desta vez executando o repertório do 2º e do 3º álbum do grupo, que continua até os dias atuais.
A Legião pra mim
Legião é uma das grandes bandas da minha adolescência, sem medo ser feliz aos recém feitos 45.
Lembro de ouvir a 97FM, “a sua alternativa” e gravar as músicas numa fita pra ouvir depois umas mil vezes.
Não tenho uma preferida, tenho várias: Geração Coca-Cola, Teorema, Ainda é cedo, A dança, Fábrica, Música urbana 2, Eu sei, Daniel na cova dos leões…
Nem sei os nomes de todas as músicas, mas num show posso cantar 97% das músicas e posso dizer isso de poucas bandas.
Vi a Legião uma vez lá no “estádio do Palmeiras” em SP. Era 1990, estava chovendo e o Renato levou choque no microfone. Ele ficou bravíssimo, porém o show continuou. Foi tão emocionante!!!
#TocaLegião!
Ano passado vi um show tributo à banda, do #TocaLegião! aqui em Madrid, na sala BarCo e foi tão mágico que todo mundo que estava lá saiu extasiado!!
Temos muita sorte porque no dia 7 de setembro vamos ter outra oportunidade de ver esse tributo à Legião aqui em Madrid com 4 músicos apaixonados pela banda e pelo melhor da música brasileira: Alex, Nil, Ángel e Miguel vão botar pra quebrar na Sala Caracol! Entradas aqui.
Para quem não sabe, 7 de setembro é o dia da Independência do Brasil, comemorado nos 4 cantos do planeta pelos brasileiros. É uma data emblemática para uma banda tão ativista como a Legião e, claro, para fazer uma bela homenagem!!
Quer conhecer mais a banda? Confira a página do #Tocalegião! no Facebook.
O BLPM, Blogueiros de Língua Portuguesa em Madrid, está sorteando 4 entradas para o show. Eu não posso participar, basicamente por ser parte do BLPM, mas já garanti a minha entrada. Eu não perco esse show por nada neste mundo!
E você?
Lembrando algumas frases emblemáticas da Legião. Opinião muito pessoal:
- Muitos temores nascem do cansaço e da solidão…
- E nas escolas as crianças aprendem a repetir a música urbana…
- A gente não queria lutar…
- Festa estranha com gente esquisita…
- Cresça e apareça: cresci e apareci e não vi nada, aprendi o que era certo com a pessoa errada…
- De onde vem a indiferença temperada a ferro e fogo…
- Não tenha medo, não preste atenção, não dê conselho, não peça permissão, é só você que deve decidir o que fazer pra tentar ser feliz…
- Você não tem ideia pra acompanhar a moda tratando as meninas como se fossem lixo…
- Não estatize meu sentimento, pro seu governo o meu estado é independente…
E você, tem alguma frase inesquecível da Legião no seu coração? Deixe seu comentário ou… vamos cantar juntos lá na Sala Caracol.
P.S.: “Tenho andado distraído”, mas decidi voltar a escrever com mais frequência. Escrever me alimenta, me faz crescer, me ajuda a aprender… primordial para seguir em frente com o a transmissão de cultura e desenvolvimento de competências através do ensino de idiomas.
Ronaldo
gostei muito do seu site, sempre volto para ver conteudo
tão bem elaborado…
Cristina Pacino
Muito obrigada!