Quer que eu segure a sua bolsa / mochila?
Se você já foi para o Brasil e pegou transporte público, muito provavelmente sabe do que estou falando. Se nunca foi, vá sentando que vou te contar uma estória.
Outro dia um ex-aluno disse que o que mais lhe chamou a atenção durante sua estadia no Brasil foi que, em Natal- RN, ao pegar o ônibus lotado para ir à faculdade, ele sempre ouvia essa pergunta: “Quer que eu segure a sua mochila?”
As pessoas que vão sentadas no ônibus se oferecem para segurar a bolsa, mochila ou sacola das pessoas que vão de pé. Não custa nada para quem está sentado, e alivia o peso dos que não estão, além de facilitar a mobilidade no corredor do ônibus.
É um comportamento bastante comum no Brasil inteiro, já que o transporte público não é dos melhores do mundo e nas horas de pico sempre está muito, muito cheio. Quando digo isso as pessoas na Espanha entendem, mas não sabem exatamente do que falo. Tem vezes que o metrô está tão lotado que as pessoas que querem sair têm que ser empurradas pelos outros passageiros, senão, não sai. O que digo seria exagero, se não o tivesse vivido.
Então, as pessoas aproveitam esses momentos para se ajudarem mutuamente. É verdade que alguns agem de má fé e furtam os donos das bolsas, mas felizmente podemos dizer que é minoria.
Esse tipo de gentileza é uma das coisas que faz com que a gente sinta falta da terra.
Você sabe se em algum outro país existe esse comportamento? Conta pra gente!
evaarias74
Que legal!. Isso, na España, é fiçção científica…. Temos muito a aprender dos brasileiros!
Cristina Pacino
poderíamos começar, o que acha? quem sabe a moda pega…
Abner Antunes
Passei pela situação inversa ao visitar outros países. Quando sentado, me sentia impelido a me oferecer pra segurar a mochila do
Abner Antunes
(Como eu ia dizendo acima, rsrs)… eu queria pedir pra segurar a mochila das pessoas, mas geralmente essa minha ação não era bem vista. Foi então que percebi que essa é uma ação característica de nós brasileiros. Agora fico tentado a me oferecer, mas me contenho…
Cristina Pacino
Olha que interessante, Abner, nao pensei que pudesse ser tao chocante… Você que está no Brasil, se tiver a oportunidade e se andar de transporte público, por favor, mande uma fotinho (sua, claro) levando as coisas de alguém para nós! Seria muito legal ilustrar o blog com uma foto real. Abraçao
Abner Antunes
Opa! Pode deixar, se surgir a oportunidade, mandarei sim!