Ele chega de mansinho pelo som do seu computador ou no seu fone de ouvido, lança o tema do dia e pergunta “posso entrar”? Em seguida cumprimenta e se apresenta.
Olha, pedindo desse jeito tão educado, poxa… vai entrando, sim senhor. Puxa a cadeira e vem contar para nós o que está rolando.
Estamos falando do Podcast Café Brasil, um recurso de áudio, vídeo e leitura disponível pra quem quiser, que está cada vez mais popular na internet, e que é fonte de inspiração pra muita gente! Escrito, dirigido e apresentado pelo Luciano Pires, o podcast é alimentado pelos ouvintes que comentam, respondem, dão seus pontos de vista e dão pitaco no que o Luciano chama de “iscas intelectuais”.
Pois é, o objetivo do programa é que se faça um exercício de raciocínio, o que ele chama de “fitness intelectual” e para isso distribui as tais “iscas”, lançando reflexões e deixando os temas bastante abertos para que os ouvintes deem suas opiniões. E vou lhe contar, tem cada depoimento de cair o queixo. O Luciano cutuca os ouvintes direitinho.
O formato é muito simpático, e nota-se que é feito com carinho, pesquisa, e com talento de quem enlaça os temas com lupa.
Também tenho que dizer que às vezes não estou de acordo com o Luciano ou com todos os ouvintes, e outras sim, e isso é o que me faz ouvir o programa: permitir a mim mesma ouvir opiniões diferentes da minha e reforçar aquilo que penso, ou destruir conceitos já ultrapassados, tudo isso só ouvindo podcast de 30 minutos 1 vez por semana.
É mole? Você já viveu isso?
Não há ouvinte que fique indiferente aos programas, e o emocionante mesmo é chegar na aula e os alunos comentarem sobre os temas ouvidos, que vão desde a meritocracia, até a “desmontar” uma letra de música, entrevistas, produtividade, … assim, usamos materiais reais, ou realia, para que mais e mais pessoas tenham acesso à cultura brasileira através de seu idioma. E, se podemos usar um recurso que não subestime a inteligência de quem ouve, e ainda por cima faz pensar, olha, unimos o útil ao agradável, ou seja, juntamos a fome com a vontade de comer.
O Podcast Café Brasil contribui para uma sociedade na qual cada indivíduo pense por conta própria, estudando, pesquisando, saindo do lugar comum, por onde todo mundo “tem” que passar. Vai exatamente de encontro com o nosso blog, que quer abrir novos horizontes às pessoas dando acesso a novas culturas através do conhecimento da língua portuguesa.
No programa há 2 músicas emblemáticas da cultura brasileira:
- A música de abertura é uma versão da abertura da Voz do Brasil, programa obrigatório do Governo Federal em rede nacional.
- Quando ele dá um prêmio, toca a música que do Baú da Felicidade, do Programa Silvio Santos.
- Há também uma terceira música, do Riachão, que é trilha sonora de quando ele dá um kit de preservativos. Mas esse personagem da música brasileira é tema pra outro post.
O podcast fez 10 anos há pouco tempo, já tem 50 mil pessoas cadastradas no boletim publicado 2 vezes por semana, e 500 mil visitantes únicos por mês no portal, 80% pelos podcasts. Tem gente que ouve o programa de todas as partes do planta: desde o Canadá até a Espanha, Angola até a Australia e segundo pesquisa do próprio site, “9% dos ouvintes estão fora do Brasil, a maioria na Europa”
Eu continuo ouvindo os podcasts, dando como exercícios para casa, temas de redações e às vezes de discussões em sala de aula. Os alunos podem ler enquanto ouvem, e assim entender melhor o conteúdo e como se escreve o que se diz nessa nossa linda e complexa língua. É muito gratificante poder compartilhar iniciativas bacanas com meus alunos, com os quais aprendo todos os dias.
Um abraço e até mais!
Glossário:
Dar pitaco: (informal) fazer comentário ou dar opinião sem ser pedida. Também pode ser sem fundamento ou sem pertinência.
Cutucar: tocar levemente com o cotovelo, o ombro, o pé ou a mão, geralmente para chamar a atenção. No texto está em sentido figurado.
Unir o útil ao agradável = juntar a fome com a vontade de comer: fazer coincidir interesses, aproveitar duas oportunidades que se apresentam ao mesmo tempo.
omne tulit punctum, qui miscuit utile dulci
locução latina que significa “ganhou todos os pontos aquele que juntou o útil ao agradável”. Verso de Horácio em Arte Poética, 343.
evaarias74
Oí Cristina! Obrigadiiiisiima pelo seu blog. Já to seguindo!. Muito interesante o podcast CaféBrasil, e também o resto de conteúdos.
O novo curso com você vai ser súper prafrente, curtí muito a primeira aula; até a próxima!!. E desculpa os erros na minha escrita…. há muito a aprender 🙂
Cristina Pacino
Que bom, Eva, obrigada! Fico feliz que você tenha gostado. O curso promete! Vocês sao ótimos! Beijao!
Luciano Pires
Bom dia, boa tarde, boa noite.
Olá Cristina! Muito obrigado pela recomendação e palavras gentis. É fascinante imaginar que outras pessoas possam estar aprendendo nosso idioma com ajuda do cafezinho! Um grande abraço!
Cristina Pacino
Que honra, Luciano!
Continuaremos te ouvindo pelas ondas da net e dando pitacos, alimentando as suas iscas intelectuais!
Um abraçao e tudo de bom!