Aproveitando o Carnaval, aqui vai uma homenagem à minha segunda terra:
Touradas em Madri
Eu fui às touradas em Madri
E quase não volto mais aqui
Pra ver Peri beijar Ceci.
Eu conheci uma espanhola
Natural da Catalunha;
Queria que eu tocasse castanhola
E pegasse touro à unha.
Caramba! Caracoles! Sou do samba,
Não me amoles.
Pro Brasil eu vou fugir!
Isto é conversa mole para boi dormir!
No vídeo, Touradas em Madri, famosa marchinha, encenada no filme “Garota Enxuta” de JB Tanko, de 1959. Cantada pelo Trio Irakitan, composta por Braguinha. Vemos os atores Grande Otelo e Vera Regina.
Texto adaptado da Wikipedia:
Marcha ou Marchinha de Carnaval é um gênero de música popular que foi predominante no carnaval brasileiro dos anos 20 aos anos 60. Tiveram seu auge nos anos 30, 40 e 50.
Estilo musical importado para o Brasil, descende diretamente das marchas populares portuguesas, partilhando com elas o compasso binário das marchas militares, embora mais acelerado, melodias simples e vivas, e letras picantes, cheias de duplo sentido. As marchas portuguesas faziam grande sucesso no Brasil até 1920.
A partir dos anos 60 começaram a ser substituídas pelo samba enredo já que as escolas de samba não queriam pagar os altos preços cobrados pelos compositores musicais.
No Rio de Janeiro e em diversas cidades do Brasil, as centenas de blocos carnavalescos que anualmente desfilam durante o carnaval continuaram, a cada ano, lançando novas marchinhas e revivendo as antigas.
Deixe um comentário