Hoje de manhã (na Espanha), por mero acaso, acompanhei o finalzinho da conversa do Dalai Lama em Dharamsala, na Índia, com estudantes da Emori University, dos EUA.
É estranhíssimo dizer isto, “sigo o Dalai Lama no Facebook”. Na verdade é mesmo… estranho e verdade. É o exemplo dessas coisas que a internet e a tecnologia nos permitem e presenteiam.
Aqui vai o link do site do Dalai Lama, onde qualquer pessoa pode assistir o vídeo, que dura mais de 1h.
Algumas pinceladas da mensagem dele:
1. Muçulmanos terroristas
A primeira mensagem que ouvi foi de que é incoerente dizer que um muçulmano é terrorista. Que ambas palavras não podem “estar juntas”. O Dalai Lama disse que quem lê o Alcorão e pratica o islamismo, jamais atentará contra a vida de qualquer ser humano. Que se os terroristas fossem “muçulmanos”, não seriam terroristas.
2. Tibet
Ele disse que temos que conservar as nossas culturas, e que aceitaram não ser um estado independente da China, mas que suas tradições sejam respeitadas, assim como eles respeitam as demais.
3. Superar as dificuldades
Uma estudante perguntou o que o Dalai Lama recomenda para quando a gente estiver vivendo momentos de dificuldade.
Ele foi muito prático e disse que todas as pessoas devem usar sua inteligência, o potencial que o cérebro humano possui a fim de trabalhar/funcionar plenamente para se desenvolver.
Que quando um problema aparecer, devemos olhá-lo sob diversos ângulos e dimensões, e só então decidir o que fazer para solucioná-lo. Se não formos mentais e holísticos também, não seremos capazes de ver a realidade por completo. Enxergar “parte” nos limita.
4. Motivação e Karma
Disse que uma das chaves da vida é a motivação. Que tenhamos isso presente em tudo o que fazemos no dia a dia. O Dalai Lama falava sobre o karma e morria de rir: não usem o karma como desculpa para a sua preguiça ou falta de motivação. As pessoas têm que se responsabilizar pelos seus atos. Quando as coisas dão certo, ninguém se lembra do karma. Quando as coisas dão errado, é comum dizerem “é culpa do karma”. Ele pede mais responsabilidade.
5. Comunidade x indivíduo
O futuro de cada indivíduo depende da vida em comunidade. Somos animais sociais. Terminou com uma mensagem para a sociedade americana, que acho que vale pros 8 bilhões: por favor pensem com seriedade e compartilhem mais com seus amigos.
6. Educação
Constantemente dizia que a educação é a base para a liberdade de pensamento, do indivíduo e do ser humano. Sem educação não podemos chegar a lugar nenhum.
(Minha) conclusão
Adorei! Comecei o dia com uma energia tão boa, mas tão boa que quis compartilhar com vocês. Escrevi no metrô, mas só agora pude publicar devidamente.
Essa foi uma das palestras em inglês que pude assistir sem tradução nem legenda. Olha quantas portas um idioma pode abrir, né?!
O Dalai Lama fala inglês e muitas vezes não sabe vocabulário para expressar suas ideias. Ele fez a apresentação com um intérprete ao lado, que lhe ajudou o tempo todo. Nós, temos nosso smartphone e vários apps de dicionários. Na mão.
MARIAN DIAZ
“Olha quantas portas um idioma pode abrir, né?!” Isso é exatamente o que falo sempre… Abrir a porta do portugués na minha vida tem sido uma revolução !!! Quantas coisas, quanta felicidade ele me deu é só até agora….
Cristina Pacino
Que bom ler isso! 🌺 você é uma apaixonada pelas culturas brasileira e portuguesa!!!
Marcelo Raymundo
Senti esta estranheza também, quando o segui no Google! kkkk Muito bom! 🙂
Cristina Pacino
Uma mistura de “isto é incoerente” com “ainda bem que a internet existe”? 😉
Marcelo Raymundo
É isto! Dei muita risada ao imaginar ele escrevendo um post ou a possibilidade dele me responder um comentário. Algo irreal!!!kkk Mas, ao mesmo tempo, como você disse, ainda bem que isto é possível! Há um mundo lá fora e ele é de verdade! kkkk
Cristina Pacino
😀