• Skip to main content
  • Skip to header right navigation
  • Skip to site footer
Aqui se fala português

Aqui se fala português

Blog sobre a língua Portuguesa

  • Recursos grátis
  • Convidados Especiais
  • Referências
  • Sobre mim
Início » cultura » Imigração italiana no Brasil

Imigração italiana no Brasil

14/12/2015 por crispacino

O programa brasileiro de TV Globo Repórter dedicou uma edição aos 140 anos de história da chegada dos primeiros italianos ao Brasil.
O documentário mostra as razões que levaram 1,5 milhão (um milhão e meio – fonte wikipedia) de pessoas a mudarem de país e de continente.
imigrantes itali 1
A imigração italiana no Brasil foi intensa, tendo como ápice o período entre os anos de 1880 e 1930. A maior parte dela se concentrou nos estados de São Paulo e Rio Grande do Sul. Os italianos começaram a imigrar em número significativo para o Brasil a partir da década de 1870. Foram impulsionados pelas transformações socioeconômicas em curso no Norte da península itálica, que afetaram sobretudo a propriedade da terra. Um aspecto peculiar à imigração em massa italiana é que ela começou a ocorrer pouco após a unificação da Itália (1861), razão pela qual uma identidade nacional desses imigrantes se forjou, em grande medida, no Brasil. (fonte Wikipedia)
 

imigrantes itali 2
Imigrantes na região de Caxias do Sul em 1911. A colonização italiana no Rio Grande do Sul foi principalmente de caráter familiar e voltada para a produção agrícola. (Programa ECIRS / Instituto Memória Histórica e Cultural / Universidade de Caxias do Sul – Arquivo Histórico Municipal João Spadari Adami)

Se pensarmos que o governo italiano (assim como o japonês nos anos 20) incentivou a ida dos italianos ao Brasil a partir de 1875, vemos que coincide com a revolução industrial na Europa e as mudanças de governo no Brasil, que passava de império a república, e com o ciclo do café.
 

A contribuição cultural e econômica dos italianos ao Brasil é incontestável: revolucionaram a agricultura, a culinária, economia e costumes. Existem bairros na cidade de São Paulo nos que se pode notar o sotaque diferente das pessoas, meio puxado para o italiano. Por exemplo a Moóca, Bom Retiro, Brás, Bixiga/Bela Vista.
 

Para mim o assunto da imigração é muito especial, já que sou imigrante e meu sobrenome não é Pacino à toa. Meus avós maternos saíram da Calábria e de Nápoles entre o final dos anos 1800 e a Primeira Guerra Mundial rumo ao Brasil para tentar uma vida mais digna da que possuíam na Itália.
É tema para se pensar na situação atual que vivemos hoje na Europa com o assunto dos refugiados o Oriente Médio e dos novos fluxos migratórios massivos que andam acontecendo nos últimos 10 anos.
Mais informações:

  • Wikipedia
  • Revista de História
  • Imigrantes italianos
  • Museu da Imigração
Previous Post:O Brasil deu certo. E agora?
Next Post:Boas Festas e Feliz 2016!

Reader Interactions

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Quer receber nossas novidades?

Introduza seu email e tenha acesso aos novos conteúdos em seu email.


aquisefala (arroba) gmail (ponto) com

  • Facebook
  • Instagram

Copyright © 2024 · Aqui se fala português · Todos os direitos reservados 

Voltar para o Início

Licencia de Creative Commons

aquisefalaportugues.com utiliza licença Creative Commons de Reconhecimento e Compartilhamento Igual 3.0 .