Estamos quase oficialmente de férias! As escolas já pararam entretanto ainda há empresas que continuam com as aulas nas próximas semanas.
Todos aproveitamos pra descansar e desconectar do ano letivo tão puxado. E se nesse meio tempo pudéssemos ter contato coma língua portuguesa de forma lúdica, sem abrir o livro? Conferimos algumas dicas?
Em Madri: o filme “A que horas ela volta?” aqui chamado “Una Segunda Madre” está em cartaz, e fazendo sucesso. Não era para menos: é o retrato muito bem feito da sociedade brasileira e aborda a temática das diferenças sociais. Quem tem grana, pode, quem não tem, se sacode.
Como mínimo curioso é o fato de o filme não ter sido lançado no Brasil, e de estar em cartaz na Espanha e na França, e ter ganho prêmios em 2 festivais de cinema bem importantes: na Berlinale e no Sundance.
Um jornal espanhol comenta que no Brasil os produtores tentaram promover o filme dando desconto às diaristas, que muitas vezes não podem pagar o cinema com seus preços proibitivos, e o distribuidor se negou a fazê-lo, pois chocaria oz interesses das “patroas” que “não se misturariam” com suas “empregadas” num mesmo espaço de lazer.
Enfim, filmão digno de ver.
Atualizaçao 6.set.2015 – o filme foi lançado no Brasil recentemente, e o jornalista Leonardo Sakamoto, do Blog do Sakamoto fez um post sobre o tema.
Ainda em Madri: festival novocine de cinema
Pré-estreia dia 7 de julho, com entrada grátis, sujeita a lotação da sala.
Turnê mundial de 50 anos de amizade de Caetano Veloso e Gilberto Gil
“dois amigos, um século de música”
Falando em choro…
Roda de Choro
Todas as segundas-feiras você pode ouvir choro de excelente qualidade ao vivo em Madri,
no Liber Arte Cantina Cultural.
A Roda de Choro é o resultado de uma pesquisa acadêmica sobre os aspectos de difusão do choro, considerado o primeiro gênero urbano brasileiro, surgido no Rio de Janeiro em meados do século XIX. Na verdade a roda de choro é muito popular no Brasil, e é um espaço de encontro dos amantes desse ritmo, que reúne músicos virtuoso chamados chorões e seus ouvintes. É uma verdadeira delícia poder ouvir música tão fina, popular e doce.
Liber Arte – C/Ave María 32, Madri
Variando estilos:
O Trio Clarioca se apresenta no Clarinetfest 2015, em Madri, no dia 24 de julho, no centro cultural Conde Duque.
O concerto faz parte do festival dedicado ao clarinete promovido pela International Clarinet Association,
de 22 a 26 de julho.
Seja qual for a sua escolha, há opções interessantes para continuar em contato com o idioma nas férias.
Lembre-se dos recursos online que há na barra lateral do blog, são todos gratuitos.
Um abraço e até a próxima!
Erotildes
Muito bom. Com uma divulgadora cultural dessas, nossa língua vai de vento em popa.
Para quem gosta de ler: http://www.dominiopublico.gov.br/ = obras clássicas brasileiras em um clique!
Abraços!!!!!!!!!!!!
Cristina Pacino
Obrigada, Erô!
Semana que vem vai sair um post fresquinho com sugestões de leitura pras férias + uma convidada especial contando algo sobre o tema.
Para quem quiser dar ideias de leitura, aqui é o espaço.
Obrigada! Abração!