Como parte da programação da Feria del Libro de Madrid 2017, entre os dias 5 e 9 de junho, poderemos curtir 7 filmes de origem portuguesa e brasileira legendadas na Biblioteca do Parque do Retiro.
A proposta se chama Ciclo de Cine en Portugués – “Cine y literatura“, que junta a criação audiovisual com as grande obras literárias escritas em língua portuguesa.
Aproveito para começar a divulgar um novo projeto, que é a participação no programa da Radio Exterior, Emissão em Português, às terças-feiras, com curiosidades da língua e da cultura brasileira e espanhola.
A primeira foi ao ar em 25 de abril, justamente contando sobre o filme Olga, do livro do Fernando Moraes, um filme de Jayme Monjardim e que poderemos ver neste ciclo de cinema desta semana.
Aqui você confere o áudio, que nesse dia está ao final do programa, depois da entrevista interssantíssima com o Eric Nepomuceno, quando ele veio lançar o seu livro na Espanha com a Aline e o Víctor da Ediciones Ambulantes.
Dos 7 filmes do ciclo, assisti 2:
- Cinco dias, cinco noches, o retrato da época pela riqueza de detalhes é realmente de tirar o fôlego. Como as ditaduras de Salazar e de Franco geraram uma rede “invisível” de resistentes.
- E o outro é Olga, que para mim é muito importante, pois marca meu começo na APLEPES com um tema que é parte da minha história familiar: como uma ditadura muda vidas. Meu pai teve que sair da Espanha na época do franquismo por motivos econômicos, e Getulio Vargas havia sido suicidado 2 meses antes.
Vamos dar uma voltinha nos filmes do ciclo. Desta vez diretamente com os trailers, por ordem de exibição.
A Ciegas – Ensaio sobre a cegueira
Acho que vou pôr o Saramago mesmo para contar pra nós o que ele achou do filme, ao lado do Enrique Meirelles…
El Delfín
Olga
El Primo Basilio
Cinco días, cinco noches
Memórias Póstumas
Los Inmortales
Confira os horários no folheto abaixo, ou na página do SEGIB.
Eu gostaria de ver Memórias Póstumas, para mim é uma obra prima da literatura brasileira, além de adorar Machado de Assis. Se alguém for na quinta (e meu aluno casualmente cancelar a aula), me avisa e nos vemos por lá.
Um abraço!
Deixe um comentário