Gente, quanto tempo! Tudo bom? Ando um pouco mais atarefada do que normalmente, agora faltam 2 semanas para as provas finais do francês e confesso que estou me dedicando a estudar mais esse idioma… e deixei o blog um pouco estacionado. O que não quer dizer esquecido, hein?!
Aliás, falando em esquecer, na semana passada aconteceu algo que não vou esquecer tão cedo: a convite da professora Glaucia Grohs participei de uma aula de conversação na Casa do Brasil sobre as regiões S (Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul) e SE (Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro e São Paulo), e fui falar um pouco do SE, junto com a professora Rejane Queiroz, do Rio.
Foi nota 10! Os 8 alunos falaram, com a profundidade que o tempo permitiu, sobre cada um dos Estados dessas regiões e fizeram perguntas para as representantes ali presentes.
Houve exposição e um belo bate-papo sobre as capitais, população, vegetação, economia em profundidade, os rios, Oktoberfest, Floripa, praias, cidades, fluxos migratórios, nacionalidades presentes em cada Estado, história, religião, escravidão, negros, cultura, sotaques, informações socioeconômicas atuais e históricas, Semana de 22, conexão do Brasil com a Europa, custo e qualidade de vida, estereótipos, e em vários desses aspectos a comparação com a Espanha, e Madri, cidade onde estamos.
A curiosidade que mais me marcou foi saber que a gaúcha é a única cultura no Brasil que tem um centro, o CTG – Centro de Tradições Gaúchas. Dá uma olhada! Informações extra: MTG, Movimento Tradicionalista Gaúcho
Uma delícia ter participado desse celeiro de ideias, e aqui deixo um abraço a todos com agradecimento!
- Aproveito para passar o link da última Gazeta da Casa, jornal feito pelos alunos da Oficina de Conversação da Casa do Brasil, que nesta edição trata do tema negritude. 24 páginas de pesquisa, arte, conhecimento e cultura que você pode baixar em PDF.
Erô Moreira
Parabéns. Bela sacada!
Cristina Pacino
Alunos 10!