Publicado originalmente no BLPM
O que é o Plano de Renaturalização do Rio Manzanares em Madri e como afeta os turistas e os cidadãos.
O rio Manzanares passa por Madri. Ele nasce a 2000 m de altitude na Serra de Guadarrama e desemboca no rio Jarama, que fica em Rivas-Vaciamadrid, percorrendo um total de 92 km. Dentro da cidade, o rio tem aproximadamente 7,5 km, entre a Ponte dos Franceses e Parque Lineal del Manzanares.
Em 2011 Madri ganhou o Parque Madrid-Río, uma reformulação de todo o passeio ao redor do rio no trecho urbano, entre a entrada principal da Casa de Campo, pertinho do metrô Príncipe Pío até um pouco depois do Matadero, metrô Legazpi.
É uma obra de grande impacto social e cultural de transformação da região. O passeio está muito gostoso, a qualquer hora do dia é uma delícia passear por lá, principalmente no verão, pois o rio refresca muito o ar, muita gente acaba saindo para andar à noite, aproveitando o ar fresco e a brisa que corre.
Acontece que os Ecologistas en Acción mandaram uma proposta para a prefeitura para renaturalizar o rio, e a prefeitura, seguindo as linhas da legislação europeia, aceitou. Desde maio de 2016 a prefeitura está pondo em prática os passos necessários para a recuperação e conservação, na medida do possível, do rio como função de corredor ecológico na sua passagem por Madri.
Quais são as ações para a recuperação do rio?
- Abertura das comportas de forma permanente. Antes o rio era mais caudaloso, agora corre normalmente e seu volume de água varia de forma natural.
- Plantação de 20.000 árvores nas margens, mantendo as espécies do lugar e eliminando as invasoras.
Quais são os objetivos?
- Integração do rio à cidade através da:
- Recuperação da qualidade ambiental e social do rio e de seu papel articulador dentro de Madrid.
- Recuperação de elementos e estruturas paisagísticos originais, características dos bosques de galeria mediterrâneos.
- Recuperação parcial de processos naturais: dinâmica fluvial com erosão e sedimentação, favorecendo a criação de meandros e ilhas.
- Melhoria na continuidade longitudinal do caudal, sedimentos e conjunto da fauna e da flora da região.
Opiniões a favor
É notória a melhoria do trecho urbano do rio:
- Fauna, uma autêntica explosão de vida: pode-se ver garças, garcetas, patos, gansos do Nilo, gaivotas de 3 tipos diferentes, cormorão, e polla de agua. Se essas aves voam pelo rio, é sinal de que há peixes. Há também vários cardumes e aves pescando.
- Consequência da quantidade de aves é a diminuição de mosquitos. As aves e os morcegos adoram um mosquitinho.
- Flora – com a criação de ilhas, é notável o incremento da vegetação, e com isso várias aves fazem seus ninhos. No verão é um espetáculo digno de se ver e ouvir.
Opinião contra
Na verdade os prejudicados foram os remadores do clube de Remo Madrid Río, já que a abertura das comportas se traduz em menos água, e consequentemente, impossibilidade de colocar os barcos no rio.
Os remadores fizeram uma petição a Manuela Carmena, prefeita de Madrid, para manter pelo menos um trecho do rio navegável, e ainda não foi possível atender ao pedido, devido a um problema numa comporta perto do clube, segundo consta do dossiê original.
Os remadores argumentam que seu esporte é totalmente compatível com a natureza e com a sustentabilidade, e é 100% respeitoso com o meio-ambiente. E é mesmo.
Tomara que tudo volte ao normal para todos, e os atletas possam parar de treinar somente nos equipamentos da instalação poliesportiva e voltar para a água.
E você, percebeu alguma mudança ou melhoria no rio nos últimos meses? Eu, que moro pertinho do rio, notei um aumento importante na quantidade de pássaros. Parece até que o Madrid-Rio tem mais vida.
Todas as fotos, exceto as do remo, foram gentilmente cedidas pela leitora e amiga Marián Díaz, #mariandiazram e #pajarosdeciudad. Obrigada, Marián!
MarianDiazRam
Obrigada você!!!
Cristina Pacino
😉