Vamos falar de tolerância?
[facebook url=”https://www.facebook.com/benjerrybr/videos/554689078026003/” /]
O fabricante de sorvetes Ben & Jerry’s Brasil lançou uma campanha na qual propõe o respeito e a harmonia entre pessoas com opiniões políticas divergentes.
Isto seria quase trivial se ignorássemos um fator que desencadeou a campanha:
a atual recorrente falta de tolerância entre os brasileiros ao tratarem de política. As redes sociais estão cheias de insultos e afrontas, assim como os jornais e incluso as conversas de bar. Vê-se intolerância nas ruas. Estamos quase perdendo as estribeiras!
O país está em crise há algo mais de 2 anos, o que coincide com a reeleição da presidenta da república e com o maior caso de corrupção envolvendo membros do governo e empresa privadas da história do Brasil: a Operação Lava Jato*.
Atualmente há muitas demissões, empresas fechando, um quadro realmente familiar para muitos brasileiros, que já não estavam acostumados com os dissabores da crise econômica há anos. Ou pelo menos não com um panorama tão desanimador pela frente.
Paralelamente, ou por isso mesmo, há diversas manifestações contra partidos políticos, governo atual, o sistema político brasileiro e pessoas específicas. Basta ler qualquer meio brasileiro ou internacional para se ter uma ideia do que digo aqui.
Economizarei nos detalhes, afinal é para mim difícil ser apartidária, e objetiva quando falo de política. Minha mensagem é a de total acordo com a campanha da empresa sorveteira, que defende o diálogo construtivo e com respeito, seja qual for sua opinião.
Para a pergunta “você já se afastou de alguém que ama por divergências políticas?” fizeram um vídeo de quase 4 minutos onde argumentam que “discutir política é muito importante e a gente precisa praticar cada vez mais, mas também é importante praticarmos mais tolerância” e convidaram pessoas que se conhecem e se amam para ir à sua sorveteria para se sentarem frente a frente, já que estão em conflito por terem visões políticas completamente diferentes. O objetivo é resolver essas discordâncias e enfrentamentos.
Palavras como democracia, mídia, panelaço, manifestações, impeachment foram postas sobre a mesa, o que incentivou que houvesse diálogos abertos e honestos.
Meus parabéns à Ben & Jerry’s, ao(s) criador(es) do conceito, aos realizadores e a quem entrar na onda de poder dizer o que pensa com respeito, tolerância, empatia e amor.
#AmoréProgresso
Afinal, de que adianta ter ideias se não pudermos compartilhar?
* O bom senso adverte: sempre, sempre, sempre consultar mais de um meio de comunicação para se chegar a alguma conclusão.
evaarias74
Bacana esse post!!! Discordar com amor… Adorei, vou praticar!
Cristina Pacino
Eu também vou fazer a minha parte!