Paris 2017: Encontro Europeu de Blogueiros Brasileiros

O que é o EEBB

No ano passado comentei com uma professora minha aqui da Espanha que eu ia ao Encontro Europeu de Blogueiros Brasileiros em Paris. Ela disse, “mas vocês brasileiros são muito organizados, tudo é motivo para se reunirem”. E não é que ela tem razão?

O EEBB existe desde 2014 e acontece todos os anos numa capital europeia diferente. O primeiro foi em Barcelona, depois em Porto (2105), Berlim (2016) e 2017 em Paris, de 17 a 19 de novembro.

O objetivo do EEBB é, através da reunião anual de blogueiros, profissionalizar o setor, fortalecer os blogs como meios informativos, além de estabelecer novas amizades e trocar informação. Conhecer a cidade sede mais a fundo e com o apoio das empresas parceiras locais também é parte do encontro.

O EEBB junta o útil ao agradável, já que dura 1 fim de semana, sendo, a grosso modo: a sexta de dia livre para quem quiser conhecer a cidade e dar tempo de todos os participantes chegarem e se alojarem, sexta à noite confraternização, sábado palestras, troca de figurinhas e alguma atividade à noite, e domingo é livre, porém geralmente há algum (ou alguns) passeio turístico providenciado pela organização.

O último encontro foi organizado pela Martinha do blog Viajoteca, na cidade da luz. Ela foi excelente, realmente tem o dom da organização e para trabalhar com pessoas. Também foi muito cuidadosa no tratamento pessoal, e isso é essencial para quem trabalha com turismo, como ela e muitos outros blogueiros do EEBB. E o evento foi um sucesso!

Esta foi a minha primeira vez, e fui emocionada, pirmeiro porque sei que o encontro é bem importante e em 2016 não cheguei a tempo de me inscrever para o de Berlim. Segundo porque no ano passado concluí 3 anos de curso de francês, então queria muito praticar o idioma. Outra razão especial é que peguei 1 semana de folga para participar do encontro e aproveitar para depois passear com a minha irmã, com quem fiquei essa semana em Paris.

Foto: cris pacino

 

Alojamento

Optamos por ficar num airbnb, já que ia ser o mais acessível economicamente por ser 1 semana. Coisa mais fácil do mundo. Foi bem econômico. Recomendo o lugar que fiquei, aqui está o link. O dono nos deu muitos detalhes, e foi bem tranquilo chegar. Demos sorte porque tivemos dúvidas de como entrar no prédio e ao pedir ajuda vimos que as 2 porteiras eram portuguesas, e estavam emocionadas de falar português conosco.

Chegada

17 de novembro, outono, Paris = frio. Já sabíamos por isso fomos muito bem preparadas. A chegada na sexta foi ótima, nos encontramos com o grupo do EEBB para fazer uma visita ao observatório panorâmico da torre Montparnasse.

Achei perfeito, porque de lá se pode ter uma ideia da cidade desde muito alto, com uma visão 360. A torre possui uma área aberta e uma fechada, com cafeteria bem gostosinha.

Foto: marta pacino

 

Lá mesmo a Martinha nos entregou um modem portátil com internet ilimitada da Hippocketwifi assim pudemos ficar conectados e compartilhar fotos e vídeos nas redes sociais. Adorei a ideia, todos usamos muito e funcionou perfeitamente em todos os lugares nos quais estive.

 

Foto: cris pacino

 

A recepção foi com champagne e macarrons. Eu já tinha comido macarron aqui em Madrid, e não gostei. É como comer jamón no Brasil. É bom sim, porém falta o clima e o contexto. Agora posso falar de boca cheia: macarrons são tudo de bom, gente! Aliás, Paris é a capital das sobremesas. Tem uma mais maravilhosa que a outra. Ah, os tiramissús e os cappuccinos são tudo de bom também! O resto da gastronomia é espetacular. Simplesmente.

 

Foto: IG do That Good Trip, da Suzana Paquete

 

Comecei a conhecer alguns blogueiros, mas o frio não estava deixando a gente bater papo de forma descontraída.

 

Foto: cris pacino

 

Depois fomos a uma recepção de boas-vindas muito elegante e simpática oferecida pelo XO Hotel Paris e o Gustav Hotel. Lá pude conhecer pessoalmente @s protagonistas das fotos e dos blogs que tinha visto só nas redes sociais. O que mais gostei foi o entrosamento de todos. Quem se conhecia se reencontrou, e quem não se conhecia se ambientou. Que gostoso ver que o mundo virtual nos oferece oportunidades reais!

 

Patricia, Magê, Cris, Suzana, Rafa, Karine e Cristina, posando como as Charlie’s Angels. Foto: marta pacino

 

Fomos muito bem tratados!! Foto: cris pacino

 

Saindo de lá estávamos a fim de jantar, então eu, a Suzana do That Good Trip e nossos familiares saímos andando em busca de um restaurante. Eis que vemos o restaurante italiano Bacino. Primeiro o nome nos chamou a atenção, pois é quase meu sobrenome, segundo que estava cheio de locais, então pensamos que a comida tinha de ser boa. Nossa, não só tinha como estava. Preço acessível pela localização, os garçons se esforçam para que você entenda os pratos e o jantar muito bom mesmo.

 

Foto: google.com

 

Sábado – o evento

Chegou o grande dia: a reunião aconteceu no Hotel de Sully –Centre de Monuments Nationaux. O prédio é lindo, e a infraestrutura foi perfeita. Lugar super adequado, no bairro de Marrais, perfeito para almoçar um falafel no famoso As du Falafel e depois voltar para o EEBB.

Foto: cris pacino

Fomos mimados, pois ganhamos uma linda sacola da Galeria Lafayette cheia de presentinhos. Eu que fiquei mais tempo fui até fazer uma visita guiada à galeria, super recomendável.

Um tremendo encontro de profissionais brasileiros que moram na Europa e que foram até outra capital para ver palestras de blogueiros, que dividiram coisas interessantes, como:

A Fernanda Souza do blog Preciso Viajar mostrou que sim é possível ganhar dinheiro com programa de afiliados, nos contou seu caso específico e de outros blogueiros. Não sei se ela sabe, mas foi uma chama que ela acendeu em muitos dos participantes.

Foto: cris pacino

A Magê Santos do blog Milão nas Mãos e a Cristina Rosa do blog Sol de Barcelona falaram da importância das mídias sociais e do blog na divulgação de serviços, no caso delas de guias turísticos. Foi enriquecedora, com conteúdo bem válido.

Foto: cris pacino

Depois a Damaris Lago da agência Atitudecom explicou a diferença entre micro e macro influenciadores, com vários casos práticos e a força dos micro influenciadores. Muito show.

Foto: Ingrid, blog Em Roma.com

A Julia Morales do blog Nosso Armário  falou sobre marketing digital, ou seja, a nossa estratégia de cada dia, mas com pitadas de informações que a gente sabe mas esquece que sabe. Palestra beeem útil.

Foto: Kely, do blog Kely pelo mundo.com

A última palestra foi do BLPM – Blogueiros de Língua Portuguesa em Madrid, blog do qual faço parte há quase 2 anos. Participei junto com a Suzana Paquete do That Good Trip, a Juliane D’Amore do Mel a Mil pelo Mundo e a Manaira Araújo contamos o que é o BLPM, muito além de um blog colaborativo, como nos organizamos, nossos números, os temas do blog que inspiram leitores, promovemos atividades para a qualificação profissional dos blogs, promovemos e divulgamos eventos e contamos também que o blog nasceu da participação da Larissa do Esto es Madrid, Madrid, em um EEBB, onde ela teve a brilhante ideia de criar o BLPM. Em março comemoramos 3 anos de blog e ainda tem muitos pela frente. Assim como a Larissa, a Susana Almeida do Desbravando Madrid, a Sandra Brocksom e a Martina e o Diego do The Get Away não puderam ir nesta edição.

Duas coisas muito fofas que me chamaram a atenção positivamente:

  1. Todos os anos cada participante leva um presente para ser sorteado, e no fim das palestras todas nos reunimos para ganhar nosso presentinho. Delícia! Eu ganhei um torrone, e tive sorte, porque adoro.
  2. Muitas pessoas levam um docinho, bolachinha, chocolatinho típico do país onde mora. Nós do BLPM levamos uma garrafinha de azeite espanhol para cada um levar para casa, cortesia do Oro de Cávana.

Tudo gostoso! Fotos: cris pacino

 

Foto: IG do blog Deguste seu Destino

 

Sábado à noite

Saindo de lá fui tomar uma das maravilhas da França, sopa de cebola, para depois ir nada mais nada menos que o cabaré mais antigo de Paris: o Paradis Latin. Fizemos um passeio guiado pelos bastidores e depois nos ofereceram champagne. O espetáculo é uma mistura de dança, acrobacias e música. E claro, para fechar, can can.

Foto: cris pacino

 

Foto: cris pacino

 

Foto: marta pacino

Domingo

 

Que delícia foi acordar cedo para passear!!! O ponto de encontro dos blogueiros foi em uma cafeteria de Montmartre, bairro charmoso aonde fomos fazer um tour guiado com o pessoal do França entre Amigos.

 

Foto: cris pacino (cortando laterais)

 

Subimos as escadarias e entramos na Sacre Coeur, um espetáculo de catedral, e depois passeamos por Montmartre.

Foto: marta pacino

Detalhe da Sacre Coeur, Nossa Senhora guiando todos os povos do mundo. Foto: cris pacino

Foto: cris pacino

Conhecemos a “Le mur des je t’aime”, e claro, a Dani Bispo do blog A Bolonhesa (uma alma caridosa) viu que não tínhamos mais bateria no celular e nos presenteou esta foto.

Foto: Dani Bispo do blog A Blolonhesa.com. Eu e Marta, minha super irmã!

Depois terminamos no Moulin Rouge. Manhã completa! Finalmente nos dividimos em vários grupos e teve quem foi ao Pantheon, e outros que voltaram para casa. Aproveitei para ver o pôr do sol de outono no Arco do Triunfo. Gente, que coisa mais linda! Visão 360, cartão postal perfeito. Depois fui ao Trocadero ver a Torre de longe.

Foto: cris pacino. Fim de tarde no Arco do Triunfo, vista da Torre Eiffel

Para concluir

Minha primeira vez no EEBB foi muito marcante: o profissionalismo de todas as blogueiras presentes, os temas das palestras, a seriedade do evento, os passeios para conhecer Paris, realmente foi uma delícia estar no EEBB. Levo pra casa aprendizado, companheirismo, novas ideias e muita inspiração para continuar. Simplesmente adorei!  Longa vida ao EEBB!!

Na segunda encontrei com a Martinha para fazer a visita guiada e devolver o pocketwifi. Valeu muito ir. O resto dos dias foi de passeio, falar com gente local, almoçar em lugares legais, visitar uma das igrejas mais lindas que já vi na vida (adoro a arquitetura gótica): Sainte Chapelle.

Foto: cris pacino

 

Agora é momento de esperar as inscrições para o próximo EEBB, que será em novembro, em Madrid. Quem está organizando somos nós do BLPM, com muito amor e carinho para que todos os participantes possam aprender, desvirtualizar-se, conhecer-se pessoalmente, trocar figurinhas e conhecer Madrid com quem mora aqui, para que mais pessoas possam descobrir o que esta cidade tem que tantos turistas atrai.

Amei participar, recomendo que quem estiver lendo e for blogueiro ou conhecer blogueiros brasileiros na Europa, por favor, recomendem o EEBB e fiquem ligados no site, pois as inscrições serão abertas em breve.

 

Parceiros do IV EEBB:

Centre des Monuments Nationaux | Paradis Latin | XO Hotel | Hotel Gustave | Hippocket Wifi | Torre de Montparnasse | França entre AmigosGaleries Lafayette | Rede Patrick Hayat Hôtels

Blogueiros participantes do IV EEBB:

Alemanha

Áustria

Espanha

França

Holanda

Inglaterra

Itália

Portugal

República Tcheca

Suíça

Brasil (palestrante)

Anúncios

Sobre Cristina Pacino
Nascida em São Paulo, residente em Madri. Relações Públicas por decisão. Professora de Idiomas por vocação e mestrado. Paixão por ensinar, vivo para aprender. Quero contribuir para uma sociedade com mais opiniões próprias, ideias originais e criatividade. Acredito que aprender um novo idioma é gerar oportunidades de experimentar a vida sob outras perspectivas. Fundamental: aprender, adaptar-se e mudar. Sigo as palavras de Cora Coralina: "Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina."

Pode me responder que eu gosto!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: