Curiosidades da língua e da cultura – Olga

Quem me conhece sabe que sou louca por música, podcasts e rádio. Através dessa paixão, surgiu uma contribuição na Radio Exterior, da Radio Nacional de España, pertencente à RTVE.

Numa colaboração com o programa Emissão em Português, feito com tanto carinho pela Estela Viana, o Aqui se fala português e eu, Cristina Pacino, vamos contribuir com a luz que a cultura e as curiosidades da língua portuguesa e espanhola trazem para nosso conhecimento.

Todas as terças-feiras vamos contar algumas estórias de conexão entre as culturas compreendidas nas línguas espanhola e portuguesa, seja história, música, coincidências, falsos amigos, dicas de português, e muito mais.

Com uma duração de 30 minutos, Emissão em Português consta de um informativo diário e de diversas seções que tratam de assuntos de interesse mútuo tanto para a Espanha como para o Brasil. Realizado em português nos estúdios da Rádio Exterior da Espanha em Madri, o programa também oferece reportagens e entrevistas que abarcam todos os âmbitos da atualidade informativa. Nossa contribuição será na abertura do programa.

Porém, excepcionalmente neste primeiro programa, será ouvido no final. Emitido em 25 de abril de 2017, apresentamos um resumo do filme Olga, exibido na Universidade Complutense de Madrid nesse dia, como motivo da II Mostra de Cinema UCM, literatura lusófona na cinematografia. Olga trata da época de Getúlio Vargas refletida no cinema, e neste caso, no rádio.

 

 

A mostra teve por objetivo apresentar filmes com essência histórica e político-social nos contextos português e brasileiro, com a ocasião da comemoração da Revolução dos Cravos de 1974, tratando de adaptações dos respectivos livros homônimos Cinco dias, cinco noites, de Manuel Tiago (pseudônimo de Álvaro Cunhal), 1975, e Olga, de Fernando de Morais, 1985.

 

 

O programa está muito interessante porque começa com uma entrevista ao grande jornalista, tradutor e escritor Eric Nepomuceno, que estava agendado para o evento mas teve um contratempo. Entretanto, a entrevista é um presente, que nos dá uma excelente compreensão das suas ideias e opiniões sobre vários temas, além de uma visão sobre o panorama atual do Brasil e do livro que lançou na Espanha na ocasião.

 

 

 

Clique aqui para ouvir o programa. Também: programa “Eric Nepomuceno lança livro na Espanha

Um abraço e espero que goste!

Dicas, sugestões e comentários são bem-vindos sempre!

Anúncios

Sobre Cristina Pacino
Nascida em São Paulo, residente em Madri. Relações Públicas por decisão. Professora de Idiomas por vocação e mestrado. Paixão por ensinar, vivo para aprender. Quero contribuir para uma sociedade com mais opiniões próprias, ideias originais e criatividade. Acredito que aprender um novo idioma é gerar oportunidades de experimentar a vida sob outras perspectivas. Fundamental: aprender, adaptar-se e mudar. Sigo as palavras de Cora Coralina: "Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina."

One Response to Curiosidades da língua e da cultura – Olga

  1. Pingback: 25 de abril! |

Pode me responder que eu gosto!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: