Volta às aulas com cursos online gratuitos

nuvem palavras setembro 15

Agora que a vida já vai entrando no ritmo normal pós-férias no hemisfério norte, alguns voltam a estudar em setembro outros em outubro… confesso que voltei a estudar francês em agosto, não quero ficar pra trás quando as aulas começarem em outubro.

Se você também é curioso e faminto por conhecimento, vai gostar de alguns sites de cursos de EaD ensino à distância em português, tanto de universidades brasileiras como portuguesas.

São os chamados Cursos Online Abertos e Massivos, do inglês Massive Open Online Course (MOOC), ofertado por meio de ambientes virtuais de aprendizagem, ferramentas da Web 2.0 ou redes sociais que visam oferecer a um grande número de alunos a oportunidade de ampliar seus conhecimentos num processo de co-produção.

Um MOOC se caracteriza por ser:

  • Um curso, conta com uma estrutura orientada ao aprendizado, e deve ter provas ou avaliações que confirmem as habilidades e competências adquiridas;
  • Massivo – o número de alunos matriculados é ilimitado;
  • Online – o curso é à distância, e não requer assistência a aula;
  • Aberto – os materiais são acessíveis de forma gratuita na internet. Não significa que possam ser reutilizados como material por outros professores e/ou cursos.

Ou seja, só requer dedicação e tempo, já que os cursos são grátis.

Não se trata de aprendizado do idioma como fim, senão instruir-se sobre temas diversos em português, o que também é uma forma de adquirir o idioma através de vocabulário e expressões em contexto, e o uso da nossa língua portuguesa.

Outra vantagem: o aluno estuda quando quiser, onde bem entender. Os cursos são online.

Confira as sugestões. Com certeza você encontra algum curso que lhe interesse:

  • Veduca é uma empresa 100% brasileira e vale muito ler como começou. Tem MOOCs com cursos das melhores instituições de ensino do Brasil – UnB, Unesp, Unicamp, Unisinos, USP – e do mundo. Alguns oferecem prova on-line gratuita para certificação, e oferece aulas livres, que são aulas e palestras das melhores universidades do mundo, como Harvard, Stanford, Yale, MIT. Conteúdo gratuito e com legendas em português
  • Miriada X é um MOOC criado pela Universia e Telefónica pela qual universidades ibero-americanas oferecem cursos gratuitos em espanhol e em português, em áreas tao diversas como Astronomia, Química, Antropologia, Psicologia, Artes, Ciências Jurídicas e Direito, Tecnologia da Informação, Linguística e Matemática.

 

Outras 3 instituições que oferecem cursos online abertos gratuitos são:

  • A USP oferece 3 cursos gratuitos sobre a História do Brasil além de aulas de Fundamentos de Administração, Ética, Ciência Política, Probabilidade Estatística, Física Básica, entre outros, através do Veduca.
  • A ESPM tem 7 cursos online nas áreas de empreendedorismo, comunicação integrada, liderança de equipes, atendimento ao cliente, entre outras.
  • A FGV tem mais de 50 cursos nas áreas de finanças pessoais, sustentabilidade, empreendedorismo e venture capital, inovação, direito, entre outras. Todos são gratuitos, de início imediato e têm carga horária de 2 a 40 horas.

E aí, gostou de algum? Em qual você vai se inscrever?

Sobre Cristina Pacino
Nascida em São Paulo, residente em Madri. Relações Públicas por decisão. Professora de Idiomas por vocação e mestrado. Paixão por ensinar, vivo para aprender. Quero contribuir para uma sociedade com mais opiniões próprias, ideias originais e criatividade. Acredito que aprender um novo idioma é gerar oportunidades de experimentar a vida sob outras perspectivas. Fundamental: aprender, adaptar-se e mudar. Sigo as palavras de Cora Coralina: "Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina."

Pode me responder que eu gosto!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: