II Fórum Internacional da Língua Portuguesa, em Madrid

Se você é professor/a, pesquisador/a, tradutor/a ou estudante de português, não pode perder o II FILP – Fórum Internacional da Língua Portuguesa, que acontece nos dias 13, 14 e 15 de novembro na Universidade Complutense de Madrid.

Serão 3 dias de puro debate, com profissionais e estudiosos de mais de 10 países que trarão as novidades em 3 linha temáticas principais:

  • A Língua Portuguesa: Ensino e investigação
  • Literaturas em Língua Portuguesa e as suas transversalidades
  • O Imaginário Cultural dos Países de Língua Portuguesa: Passado, presente e futuro.

Este ano comemoramos os 500 anos da circum-navegação, que foi a primeira viagem de volta ao mundo documentada, feita pelos navegadores Fernando/Fernão de Magalhães e Sebastián Elcano, entre 1519-1522. Para quem trabalha com idiomas é um acontecimento crucial, já que se trata da origem do intercâmbio linguístico e cultural entre os continentes europeu e americano.

Não por acaso o II FILP acontece justamente neste ano, dando continuidade à primeira edição, realizada em 2007. Nesta ocasião apostamos pela presença internacional, além de incluir as literaturas e a diversidade de elementos culturais da Língua Portuguesa, seu pluricentrismo e sua multiculturalidade.

São mais de 80 profissionais de diferentes países enriquecendo o fórum com suas experiências sobre a realidade lusófona de seis países da CPLP: Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique e Portugal.

Escolhemos o formato de fórum para favorecer o debate das questões relativas ao Português e as necessidades relacionadas à promoção e à difusão da Língua Portuguesa, tanto a nível institucional quanto a nível educacional nos diferentes âmbitos de ensino, sem esquecer dos contextos cotidianos em que milhões de pessoas interagem em português.

Organizado em conjunto pela APLEPES e pela UCM, o II FILP é o espaço ideal para debater, conhecer e apreciar o mundo da Língua Portuguesa. As inscrições estão abertas até o dia 13 de novembro.

Confira a programação atualizada aqui e inscreva-se!

Texto publicado originalmente no blog da APLEPES.

Sobre Cristina Pacino
Nascida em São Paulo, residente em Madri. Relações Públicas por decisão. Professora de Idiomas por vocação e mestrado. Paixão por ensinar, vivo para aprender. Quero contribuir para uma sociedade com mais opiniões próprias, ideias originais e criatividade. Acredito que aprender um novo idioma é gerar oportunidades de experimentar a vida sob outras perspectivas. Fundamental: aprender, adaptar-se e mudar. Sigo as palavras de Cora Coralina: "Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina."

Pode me responder que eu gosto!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: