Tenho andado distraído

O que foi a primeira coisa que você pensou quando leu o título?

 

Se você nasceu depois dos anos 90, talvez ache que vou contar alguma experiência, um conto…

Se você nasceu antes dos anos 90 e gostava da banda, sem dúvida lembrou da Legião Urbana. Como não lembrar?

Legião Urbana

Legião Urbana é (sim, é) uma banda de rock brasileira fundada em Brasília, que ficou ativa de 1982 a 1996.

Os integrantes Renato Russo (voz, teclado, violão, letras), Marcelo Bonfá (bateria e percussão), Dado Villa-Lobos (guitarra e violão) e Renato Rocha (baixo). Renato Russo faleceu em outubro de 1996, e 11 dias depois a banda divulgou o fim das atividades.

A Legião, como é carinhosamente chamada pelos fãs, gravou 8 albuns de estúdio, 3 compilações e 6 álbuns ao vivo, sendo o último sem Renato.

Foto: Google

Com mais de 25 milhões de discos vendidos, segundo a Wikipedia, é a banda brasileira que mais vendeu discos de catálogo no mundo, e faz parte do “quarteto sagrado” do rock brasileiro, junto com Barão Vermelho, Titãs e Os Paralamas do Sucesso.

Entre outubro de 2015 e dezembro de 2016, Dado Villa-Lobos e Marcelo Bonfá, os dois integrantes remanescentes do grupo, apresentaram juntamente a André Frateschi nos vocais principais e diversos músicos convidados a turnê Legião Urbana XXX Anos, que consistiu na comemoração dos pouco mais de 30 anos de seu 1º álgum de estúdio. Devido a boa aceitação do público, o grupo resolveu retomar o projeto em 2018, desta vez executando o repertório do 2º e do 3º álbum do grupo, que continua até os dias atuais.

Foto do insta do Legião: @legiaourbana30anos

 

A Legião pra mim

Legião é uma das grandes bandas da minha adolescência, sem medo ser feliz aos recém feitos 45.

Lembro de ouvir a 97FM, “a sua alternativa” e gravar as músicas numa fita pra ouvir depois umas mil vezes.

Não tenho uma preferida, tenho várias: Geração Coca-Cola, Teorema, Ainda é cedo, A dança, Fábrica, Música urbana 2, Eu sei, Daniel na cova dos leões…

Nem sei os nomes de todas as músicas, mas num show posso cantar 97% das músicas e posso dizer isso de poucas bandas.

Vi a Legião uma vez lá no “estádio do Palmeiras” em SP. Era 1990, estava chovendo e o Renato levou choque no microfone. Ele ficou bravíssimo, porém o show continuou. Foi tão emocionante!!!

#TocaLegião!

Ano passado vi um show tributo à banda, do #TocaLegião! aqui em Madrid, na sala BarCo e foi tão mágico que todo mundo que estava lá saiu extasiado!!

Temos muita sorte porque no dia 7 de setembro vamos ter outra oportunidade de ver esse tributo à Legião aqui em Madrid com 4 músicos apaixonados pela banda e pelo melhor da música brasileira: Alex, Nil, Ángel e Miguel vão botar pra quebrar na Sala Caracol! Entradas aqui.

Para quem não sabe, 7 de setembro é o dia da Independência do Brasil, comemorado nos 4 cantos do planeta pelos brasileiros. É uma data emblemática para uma banda tão ativista como a Legião e, claro, para fazer uma bela homenagem!!

Quer conhecer mais a banda? Confira a página do #Tocalegião! no Facebook.

 

O BLPM, Blogueiros de Língua Portuguesa em Madrid, está sorteando 4 entradas para o show. Eu não posso participar, basicamente por ser parte do BLPM, mas já garanti a minha entrada. Eu não perco esse show por nada neste mundo!

E você?

Lembrando algumas frases emblemáticas da Legião. Opinião muito pessoal:

  • Muitos temores nascem do cansaço e da solidão…
  • E nas escolas as crianças aprendem a repetir a música urbana…
  • A gente não queria lutar…
  • Festa estranha com gente esquisita…
  • Cresça e apareça: cresci e apareci e não vi nada, aprendi o que era certo com a pessoa errada…
  • De onde vem a indiferença temperada a ferro e fogo…
  • Não tenha medo, não preste atenção, não dê conselho, não peça permissão, é só você que deve decidir o que fazer pra tentar ser feliz…
  • Você não tem ideia pra acompanhar a moda tratando as meninas como se fossem lixo…
  • Não estatize meu sentimento, pro seu governo o meu estado é independente…

E você, tem alguma frase inesquecível da Legião no seu coração? Deixe seu comentário ou… vamos cantar juntos lá na Sala Caracol.

 

P.S.: “Tenho andado distraído”, mas decidi voltar a escrever com mais frequência. Escrever me alimenta, me faz crescer, me ajuda a aprender… primordial para seguir em frente com o a transmissão de cultura e desenvolvimento de competências através do ensino de idiomas.

Anúncios

Sobre Cristina Pacino
Nascida em São Paulo, residente em Madri. Relações Públicas por decisão. Professora de Idiomas por vocação e mestrado. Paixão por ensinar, vivo para aprender. Quero contribuir para uma sociedade com mais opiniões próprias, ideias originais e criatividade. Acredito que aprender um novo idioma é gerar oportunidades de experimentar a vida sob outras perspectivas. Fundamental: aprender, adaptar-se e mudar. Sigo as palavras de Cora Coralina: "Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina."

Pode me responder que eu gosto!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: