Tenho andado distraído

O que foi a primeira coisa que você pensou quando leu o título?

 

Se você nasceu depois dos anos 90, talvez ache que vou contar alguma experiência, um conto…

Se você nasceu antes dos anos 90 e gostava da banda, sem dúvida lembrou da Legião Urbana. Como não lembrar?

Legião Urbana

Legião Urbana é (sim, é) uma banda de rock brasileira fundada em Brasília, que ficou ativa de 1982 a 1996.

Os integrantes Renato Russo (voz, teclado, violão, letras), Marcelo Bonfá (bateria e percussão), Dado Villa-Lobos (guitarra e violão) e Renato Rocha (baixo). Renato Russo faleceu em outubro de 1996, e 11 dias depois a banda divulgou o fim das atividades.

A Legião, como é carinhosamente chamada pelos fãs, gravou 8 albuns de estúdio, 3 compilações e 6 álbuns ao vivo, sendo o último sem Renato.

Foto: Google

Com mais de 25 milhões de discos vendidos, segundo a Wikipedia, é a banda brasileira que mais vendeu discos de catálogo no mundo, e faz parte do “quarteto sagrado” do rock brasileiro, junto com Barão Vermelho, Titãs e Os Paralamas do Sucesso.

Entre outubro de 2015 e dezembro de 2016, Dado Villa-Lobos e Marcelo Bonfá, os dois integrantes remanescentes do grupo, apresentaram juntamente a André Frateschi nos vocais principais e diversos músicos convidados a turnê Legião Urbana XXX Anos, que consistiu na comemoração dos pouco mais de 30 anos de seu 1º álgum de estúdio. Devido a boa aceitação do público, o grupo resolveu retomar o projeto em 2018, desta vez executando o repertório do 2º e do 3º álbum do grupo, que continua até os dias atuais.

Foto do insta do Legião: @legiaourbana30anos

 

A Legião pra mim

Legião é uma das grandes bandas da minha adolescência, sem medo ser feliz aos recém feitos 45.

Lembro de ouvir a 97FM, “a sua alternativa” e gravar as músicas numa fita pra ouvir depois umas mil vezes.

Não tenho uma preferida, tenho várias: Geração Coca-Cola, Teorema, Ainda é cedo, A dança, Fábrica, Música urbana 2, Eu sei, Daniel na cova dos leões…

Nem sei os nomes de todas as músicas, mas num show posso cantar 97% das músicas e posso dizer isso de poucas bandas.

Vi a Legião uma vez lá no “estádio do Palmeiras” em SP. Era 1990, estava chovendo e o Renato levou choque no microfone. Ele ficou bravíssimo, porém o show continuou. Foi tão emocionante!!!

#TocaLegião!

Ano passado vi um show tributo à banda, do #TocaLegião! aqui em Madrid, na sala BarCo e foi tão mágico que todo mundo que estava lá saiu extasiado!!

Temos muita sorte porque no dia 7 de setembro vamos ter outra oportunidade de ver esse tributo à Legião aqui em Madrid com 4 músicos apaixonados pela banda e pelo melhor da música brasileira: Alex, Nil, Ángel e Miguel vão botar pra quebrar na Sala Caracol! Entradas aqui.

Para quem não sabe, 7 de setembro é o dia da Independência do Brasil, comemorado nos 4 cantos do planeta pelos brasileiros. É uma data emblemática para uma banda tão ativista como a Legião e, claro, para fazer uma bela homenagem!!

Quer conhecer mais a banda? Confira a página do #Tocalegião! no Facebook.

 

O BLPM, Blogueiros de Língua Portuguesa em Madrid, está sorteando 4 entradas para o show. Eu não posso participar, basicamente por ser parte do BLPM, mas já garanti a minha entrada. Eu não perco esse show por nada neste mundo!

E você?

Lembrando algumas frases emblemáticas da Legião. Opinião muito pessoal:

  • Muitos temores nascem do cansaço e da solidão…
  • E nas escolas as crianças aprendem a repetir a música urbana…
  • A gente não queria lutar…
  • Festa estranha com gente esquisita…
  • Cresça e apareça: cresci e apareci e não vi nada, aprendi o que era certo com a pessoa errada…
  • De onde vem a indiferença temperada a ferro e fogo…
  • Não tenha medo, não preste atenção, não dê conselho, não peça permissão, é só você que deve decidir o que fazer pra tentar ser feliz…
  • Você não tem ideia pra acompanhar a moda tratando as meninas como se fossem lixo…
  • Não estatize meu sentimento, pro seu governo o meu estado é independente…

E você, tem alguma frase inesquecível da Legião no seu coração? Deixe seu comentário ou… vamos cantar juntos lá na Sala Caracol.

 

P.S.: “Tenho andado distraído”, mas decidi voltar a escrever com mais frequência. Escrever me alimenta, me faz crescer, me ajuda a aprender… primordial para seguir em frente com o a transmissão de cultura e desenvolvimento de competências através do ensino de idiomas.

Sobre Cristina Pacino
Nascida em São Paulo, residente em Madri. Relações Públicas por decisão. Professora de Idiomas por vocação e mestrado. Paixão por ensinar, vivo para aprender. Quero contribuir para uma sociedade com mais opiniões próprias, ideias originais e criatividade. Acredito que aprender um novo idioma é gerar oportunidades de experimentar a vida sob outras perspectivas. Fundamental: aprender, adaptar-se e mudar. Sigo as palavras de Cora Coralina: "Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina."

2 Responses to Tenho andado distraído

  1. Ronaldo says:

    gostei muito do seu site, sempre volto para ver conteudo
    tão bem elaborado…

Pode me responder que eu gosto!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: