Ciclo de Cine em Português em Madri, 5-9 junho

Como parte da programação da Feria del Libro de Madrid 2017, entre os dias 5 e 9 de junho, poderemos curtir 7 filmes de origem portuguesa e brasileira legendadas na Biblioteca do Parque do Retiro.

A proposta se chama Ciclo de Cine en Portugués – “Cine y literatura“, que junta a criação audiovisual com as grande obras literárias escritas em língua portuguesa.

Aproveito para começar a divulgar um novo projeto, que é a participação no programa da Radio Exterior,  Emissão em Português, às terças-feiras, com curiosidades da língua e da cultura brasileira e espanhola.

A primeira foi ao ar em 25 de abril, justamente contando sobre o filme Olga, do livro do Fernando Moraes, um filme de Jayme Monjardim e que poderemos ver neste ciclo de cinema desta semana.

Aqui você confere o áudio, que nesse dia está ao final do programa, depois da entrevista interssantíssima com o Eric Nepomuceno, quando ele veio lançar o seu livro na Espanha com a Aline e o Víctor da Ediciones Ambulantes.

Dos 7 filmes do ciclo, assisti 2:

  • Cinco dias, cinco noches, o retrato da época pela riqueza de detalhes é realmente de tirar o fôlego. Como as ditaduras de Salazar e de Franco geraram uma rede “invisível” de resistentes.
  • E o outro é Olga, que para mim é muito importante, pois marca meu começo na APLEPES com um tema que é parte da minha história familiar: como uma ditadura muda vidas. Meu pai teve que sair da Espanha na época do franquismo por motivos econômicos, e Getulio Vargas havia sido suicidado 2 meses antes.

Vamos dar uma voltinha nos filmes do ciclo. Desta vez diretamente com os trailers, por ordem de exibição.

A Ciegas – Ensaio sobre a cegueira

Acho que vou pôr o Saramago mesmo para contar pra nós o que ele achou do filme, ao lado do Enrique Meirelles…

 

El Delfín

 

Olga

 

El Primo Basilio

 

Cinco días, cinco noches

 

Memórias Póstumas

 

Los Inmortales

 

Confira os horários no folheto abaixo, ou na página do SEGIB.

Eu gostaria de ver Memórias Póstumas, para mim é uma obra prima da literatura brasileira, além de adorar Machado de Assis. Se alguém for na quinta (e meu aluno casualmente cancelar a aula), me avisa e nos vemos por lá.

Um abraço!

Anúncios

Sobre Cristina Pacino
Nascida em São Paulo, residente em Madri. Relações Públicas por decisão. Professora de Idiomas por vocação e mestrado. Paixão por ensinar, vivo para aprender. Quero contribuir para uma sociedade com mais opiniões próprias, ideias originais e criatividade. Acredito que aprender um novo idioma é gerar oportunidades de experimentar a vida sob outras perspectivas. Fundamental: aprender, adaptar-se e mudar. Sigo as palavras de Cora Coralina: "Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina."

Pode me responder que eu gosto!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: