Live Webcast com o Dalai Lama

Hoje de manhã (na Espanha), por mero acaso, acompanhei o finalzinho da conversa do Dalai Lama em Dharamsala, na Índia, com estudantes da Emori University, dos EUA.

É estranhíssimo dizer isto, “sigo o Dalai Lama no Facebook”. Na verdade é mesmo… estranho e verdade. É o exemplo dessas coisas que a internet e a tecnologia nos permitem e presenteiam.

Aqui vai o link do site do Dalai Lama, onde qualquer pessoa pode assistir o vídeo, que dura mais de 1h.

Algumas pinceladas da mensagem dele:

1. Muçulmanos terroristas

A primeira mensagem que ouvi foi de que é incoerente dizer que um muçulmano é terrorista. Que ambas palavras não podem “estar juntas”. O Dalai Lama disse que quem lê o Alcorão e pratica o islamismo, jamais atentará contra a vida de qualquer ser humano. Que se os terroristas fossem “muçulmanos”,  não seriam terroristas.

 

2. Tibet

Ele disse que temos que conservar as nossas culturas, e que aceitaram não  ser um estado independente da China, mas que suas tradições sejam respeitadas, assim como eles respeitam as demais.

 

3. Superar as dificuldades

Uma estudante perguntou o que o Dalai Lama recomenda para quando a gente estiver vivendo momentos de dificuldade.

Ele foi muito prático e disse que todas as pessoas devem usar sua inteligência, o potencial que o cérebro humano possui a fim de trabalhar/funcionar plenamente para se desenvolver.

Que quando um problema aparecer, devemos olhá-lo sob diversos ângulos e dimensões, e só então decidir o que fazer para solucioná-lo. Se não formos mentais e holísticos também, não seremos capazes de ver a realidade por completo. Enxergar  “parte” nos limita.

 

4. Motivação e Karma

Disse que uma das chaves da vida é a motivação. Que tenhamos isso presente em tudo o que fazemos no dia a dia. O Dalai Lama falava sobre o karma e morria de rir: não usem o karma como desculpa para a sua preguiça ou falta de motivação. As pessoas têm que se responsabilizar pelos seus atos. Quando as coisas dão certo, ninguém se lembra do karma. Quando as coisas dão errado, é comum dizerem “é culpa do karma”. Ele pede mais responsabilidade.

 

5. Comunidade x indivíduo

O futuro de cada indivíduo depende da vida em comunidade. Somos animais sociais. Terminou com uma mensagem para a sociedade americana, que acho que vale pros 8 bilhões: por favor pensem com seriedade e compartilhem mais com seus amigos.

 

6. Educação

Constantemente dizia que a educação é a base para a liberdade de pensamento, do indivíduo e do ser humano. Sem educação não podemos chegar a lugar nenhum.

 

(Minha) conclusão

Adorei! Comecei o dia com uma energia tão boa, mas tão boa que quis compartilhar com vocês. Escrevi no metrô, mas só agora pude publicar devidamente.

Essa foi uma das palestras em inglês que pude assistir sem tradução nem legenda. Olha quantas portas um idioma pode abrir, né?!

O Dalai Lama fala inglês e muitas vezes não sabe vocabulário para expressar suas ideias. Ele fez a apresentação com um intérprete ao lado, que lhe ajudou o tempo todo. Nós, temos nosso smartphone e vários apps de dicionários. Na mão.

Anúncios

Sobre Cristina Pacino
Nascida em São Paulo, residente em Madri. Relações Públicas por decisão. Professora de Idiomas por vocação e mestrado. Paixão por ensinar, vivo para aprender. Quero contribuir para uma sociedade com mais opiniões próprias, ideias originais e criatividade. Acredito que aprender um novo idioma é gerar oportunidades de experimentar a vida sob outras perspectivas. Fundamental: aprender, adaptar-se e mudar. Sigo as palavras de Cora Coralina: "Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina."

6 Responses to Live Webcast com o Dalai Lama

  1. Senti esta estranheza também, quando o segui no Google! kkkk Muito bom! 🙂

  2. MARIAN DIAZ says:

    “Olha quantas portas um idioma pode abrir, né?!” Isso é exatamente o que falo sempre… Abrir a porta do portugués na minha vida tem sido uma revolução !!! Quantas coisas, quanta felicidade ele me deu é só até agora….

Pode me responder que eu gosto!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: