Blue Monday

Hoje é a Blue Monday, conhecido como o dia mais deprimente do ano. Lembrando que blue em inglês significa triste, melancólico.

Toda 3ª segunda-feira do mês de janeiro é a Blue Monday na Europa. É quando o frio começa de verdade, sendo rigoroso por um mês a fio e os dias são curtos, dependendo do país a noite começa entre 3 e 6 da tarde. Além do mais, já passaram as festas de fim de ano e a vida volta ao normal. Só que no frio.

É bom porque é temporada de sky, por outro lado é difícil sair da cama e de casa, que costumam estar quentinhas. Aliás, existe lugar mais aconchegante que a nossa casa?

blue-monday-dog-matthew-henry

História

 

Essa ideia foi publicada por Cliff Arnall, supostamente professor do Centre Lifelong Learning, anexo à Universidade de Cardiff.

A primeira vez que se utilizou o termo foi para uma propaganda da Sky Travel, no dia 24 de janeiro de 2005. O autor disse que a campanha foi feita para analisar quando as pessoas reservavam suas viagens e quais eram as tendências de férias. Ele usou vários fatores e uma equação para ilustrar a ideia.

Posteriormente, descobriu-se que a fórmula era falsa. Na verdade o professor e psicólogo emprestou o nome a uma ideia de promoção para a agência de viagens.

O redator científico do The Guardian, Dean Burnett, fez uma crítica severa ao psicólogo, dizendo que era falta de respeito para com as pessoas que sofrem de depressão, além de ser uma pseudociência para vender produtos. Uma porcaria ou qualquer outra forma educada de dizer que isso tudo é uma estupidez.

A ideia tomou tal proporção que até hoje se fala nisso como um assunto sério.

O mais curioso é que o próprio criador da fórmula leva anos trabalhando para desfazer essa imagem e tentar levantar o ânimo das pessoas, recomendando que todos façam uma mudança real em suas vidas e não sigam as tendências das massas. Para ele deve ser um desafio.

winter-picture-david-creixell

No Brasil é impensável que exista algo assim: começo de janeiro são férias de verão e todo mundo está planejando o que vai fazer no Carnaval. E mesmo no inverno: no Brasil não é tão rigoroso.

 

Foto: Cristina Pacino. Praia da Baleia, São Sebastião/SP

Foto: Cristina Pacino. Praia da Baleia, São Sebastião/SP

 

Confira as dicas

 

Então, se você mora na Europa, aqui vão algumas dicas para dar a volta por cima da Blue Monday e encarar o mês que vem pela frente de forma mais otimista.

  • Mexa-se – Costuma andar? Vá hoje, especialmente hoje. Está frio e prefere ficar em casa? Yoga é uma excelente atividade física, mental e espiritual para uma segunda-feira.
  • Expresse-se – Não há nada mais chato que não se expressar. É bem mais fácil viver e conviver deixando as emoções fluírem e expressando o que cada um sente.
  • Faça algo criativo – Isso pode ser tanto escrever, pintar, cantar, como ficar sem fazer nada por 10 minutos ao dia. Aumenta a criatividade e desestressa.
  • Mãos à obra – Afinal, por que é tão deprimente essa data? Talvez porque haja pilhas e pilhas de coisas para fazer na sua mesa de trabalho, na primeira gaveta, na bandeja de entrada, em casa. Comece a fazer as tarefas pouco a pouco, não sem antes dedicar uns minutinhos iniciais a planejar como fazer as coisas. Assim se aproveita melhor o tempo. Falando em tempo, vale uma lida neste post.

 

O que você sente quando assiste o vídeo de Blue Monday do New Order de 1988? Melancolia? Nostalgia? Alegria?

O que você acha da Blue Monday?

Não passa de uma bobagem ou melhor não bricar com o assunto porque é coisa séria?

Anúncios

Sobre Cristina Pacino
Nascida em São Paulo, residente em Madri. Relações Públicas por decisão. Professora de Idiomas por vocação e mestrado. Paixão por ensinar, vivo para aprender. Quero contribuir para uma sociedade com mais opiniões próprias, ideias originais e criatividade. Acredito que aprender um novo idioma é gerar oportunidades de experimentar a vida sob outras perspectivas. Fundamental: aprender, adaptar-se e mudar. Sigo as palavras de Cora Coralina: "Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina."

2 Responses to Blue Monday

  1. spectroman says:

    Apenas pra deixar uma coisa clara. O menor dia de um ano, cai justamente no dia onde a Terra se encontra no “solsticio de inverno”, de uma forma geral, seria o dia onde o Inverno comeca no hemisferio norte – isso pode acontecer entre 20 e 23 de Dezembro.

    Eh um fato astronomico observacional onde nao eh necessario aplicar nenhuma matematica, basta observar a elevacao quando sol atinge o ponto mais alto no ceu e o horario que ele nasce e some no horizonte, onde no hemisferio norte essa diferenca parece ser mais acentuada.

    Ate essa data, os dias vao diminuindo e consequentemente a partir desta data, os dias vao aumentando em duracao, culminando no “solsticio de verao” onde encontra-se o dia mais longo do ano.

Pode me responder que eu gosto!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: