Aprendendo com os estudantes

Gente, quanto tempo! Tudo bom? Ando um pouco mais atarefada do que normalmente, agora faltam 2 semanas para as provas finais do francês e confesso que estou me dedicando a estudar mais esse idioma… e deixei o blog um pouco estacionado. O que não quer dizer esquecido, hein?!

Aliás, falando em esquecer, na semana passada aconteceu algo que não vou esquecer tão cedo: a convite da professora Glaucia Grohs participei de uma aula de conversação na Casa do Brasil sobre as regiões S (Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul) e SE (Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro e São Paulo), e fui falar um pouco do SE, junto com a professora Rejane Queiroz, do Rio.

IMG_3118

Atrás: Outra, Bruno, Sandra, Dodô, Emma e Cris. Agachados: Aida, Glaucia, Lara e Outra Outra.

Foi nota 10! Os 8 alunos falaram, com a profundidade que o tempo permitiu, sobre cada um dos Estados dessas regiões e fizeram perguntas para as representantes ali presentes.

Houve exposição e um belo bate-papo sobre as capitais, população, vegetação, economia em profundidade, os rios, Oktoberfest, Floripa, praias, cidades, fluxos migratórios, nacionalidades presentes em cada Estado, história, religião, escravidão, negros, cultura, sotaques, informações socioeconômicas atuais e históricas, Semana de 22, conexão do Brasil com a Europa, custo e qualidade de vida, estereótipos, e em vários desses aspectos a comparação com a Espanha, e Madri, cidade onde estamos.

A curiosidade que mais me marcou foi saber que a gaúcha é a única cultura no Brasil que tem um centro, o CTG – Centro de Tradições Gaúchas. Dá uma olhada! Informações extra: MTG, Movimento Tradicionalista Gaúcho

Uma delícia ter participado desse celeiro de ideias, e aqui deixo um abraço a todos com agradecimento!

  • Aproveito para passar o link da última Gazeta da Casa, jornal feito pelos alunos da Oficina de Conversação da Casa do Brasil, que nesta edição trata do tema negritude. 24 páginas de pesquisa, arte, conhecimento e cultura que você pode baixar em PDF.
CBrasil Rio_de_Janeiro_visto_do_Parque_da_Cidade,em_Niterói

Rio de Janeiro visto do Parque da Cidade, Niterói.

 

 

 

 

 

 

 

 

CBrasil - Vitória,_Espírito_Santo,_Brazil-12July2009

Vitória, ES, uma das capitais brasileiras que fica numa ilha.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Ouro Preto, Minas Gerais. Cidade cheia de história e beleza.

 

 

 

 

 

 

 

Pico do Jaraguá, SP. Porque há algo mais que prédios na cidade!

 

 

 

 

 

 

 

 

CBrasil - CuritibaGeadaFrost

Curitiba, PR. Palácio de Cristal numa manhã de geada.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

CBrasil - Florianopolis_LagoaDaConceicao_South

Lagoa da Conceição, em Florianópolis, SC. Lagoa enorme dentro da maior ilha do país.

 

 

 

 

 

 

 

Chimarrão, um dos símbolos gaúchos, RS. Antioxidante, possuiu vitaminas B1, B2, B6, C, E e D, além de sais minerais como ferro, fósforo, potássio e manganês.

 

Sobre Cristina Pacino
Nascida em São Paulo, residente em Madri. Relações Públicas por decisão. Professora de Idiomas por vocação e mestrado. Paixão por ensinar, vivo para aprender. Quero contribuir para uma sociedade com mais opiniões próprias, ideias originais e criatividade. Acredito que aprender um novo idioma é gerar oportunidades de experimentar a vida sob outras perspectivas. Fundamental: aprender, adaptar-se e mudar. Sigo as palavras de Cora Coralina: "Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina."

2 Responses to Aprendendo com os estudantes

  1. Erô Moreira disse:

    Parabéns. Bela sacada!

Pode me responder que eu gosto!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: