A noite antes da prova: o que fazer?

Estamos entrando na semana do Celpe-Bras. Por isso é comum notarmos um aumento na ansiedade, no estresse e no cansaço físico e mental. O que podemos fazer para reduzir esses “efeitos colaterais” e fazer uma boa prova?

study

  • dormir bem: ter um sono regular é um dos melhores meios de controlar o estresse e a ansiedade. Acordar e dormir todos os dias no mesmo horário garantem que se corpo e sua mente tenham o descanso suficiente para otimizar as suas funções.
  • açúcar, café e chá normais: mantenha o consumo habitual de açúcar, café e chá durante a época de provas. Não aumente nem diminua as quantidades que você normalmente consome porque seu corpo está acostumado com tal quantidade. Mantenha a estabilidade.

coffee

  •  faça exercícios de respiração: há vários tutoriais de respiração no youtube, aproveite os recursos da internet para fazer exercícios de relaxamento e acalmar-se. Na verdade esses exercícios servem para qualquer situação, e recomenda-se fazê-los diariamente.
  • não estudar: igual aos atletas que não treinam no dia anterior ao campeonato, não estude na noite anterior à prova. Estudar só provoca ansiedade, e impede que o candidato relaxe. É muito recomendável fazer algo ao ar livre, se o tempo permitir, ou qualquer atividade lúdica e prazerosa.
  • confie: reconheça e desligue os diálogos internos negativos. Concentre-se nas provas em vez de concentrar-se em si mesmo. Não tente a perfeição, mas reconheça que você está fazendo o seu melhor.

books

Para quem não se apresentou ainda, em outubro há nova prova, avisaremos quando as inscrições forem abertas, temos muito tempo de estudar.

Um abraço e boa sorte a todos os que se apresentam ao Celpe-Bras!

Sobre Cristina Pacino
Nascida em São Paulo, residente em Madri. Relações Públicas por decisão. Professora de Idiomas por vocação e mestrado. Paixão por ensinar, vivo para aprender. Quero contribuir para uma sociedade com mais opiniões próprias, ideias originais e criatividade. Acredito que aprender um novo idioma é gerar oportunidades de experimentar a vida sob outras perspectivas. Fundamental: aprender, adaptar-se e mudar. Sigo as palavras de Cora Coralina: "Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina."

Pode me responder que eu gosto!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: