Quer que eu segure?

Quer que eu segure a sua bolsa / mochila?

Se você já foi para o Brasil e pegou transporte público, muito provavelmente sabe do que estou falando. Se nunca foi, vá sentando que vou te contar uma estória.

onibus coletivo 1

Campanha da SP Trans de 2010

Outro dia um ex-aluno disse que o que mais lhe chamou a atenção durante sua estadia no Brasil foi que, em Natal- RN, ao pegar o ônibus lotado para ir à faculdade, ele sempre ouvia essa pergunta: “Quer que eu segure a sua mochila?”

As pessoas que vão sentadas no ônibus se oferecem para segurar a bolsa, mochila ou sacola das pessoas que vão de pé. Não custa nada para quem está sentado, e alivia o peso dos que não estão, além de facilitar a mobilidade no corredor do ônibus.

É um comportamento bastante comum no Brasil inteiro, já que o transporte público não é dos melhores do mundo e nas horas de pico sempre está muito, muito cheio. Quando digo isso as pessoas na Espanha entendem, mas não sabem exatamente do que falo. Tem vezes que o metrô está tão lotado que as pessoas que querem sair têm que ser empurradas pelos outros passageiros, senão, não sai. O que digo seria exagero, se não o tivesse vivido.

onibus coletivo

Campanha da Universidade Federal de Santa Maria – RS

Então, as pessoas aproveitam esses momentos para se ajudarem mutuamente. É verdade que alguns agem de má fé e furtam os donos das bolsas, mas felizmente podemos dizer que é minoria.

Esse tipo de gentileza é uma das coisas que faz com que a gente sinta falta da terra.

Você sabe se em algum outro país existe esse comportamento? Conta pra gente!

Anúncios

Sobre Cristina Pacino
Nascida em São Paulo, residente em Madri. Relações Públicas por decisão. Professora de Idiomas por vocação e mestrado. Paixão por ensinar, vivo para aprender. Quero contribuir para uma sociedade com mais opiniões próprias, ideias originais e criatividade. Acredito que aprender um novo idioma é gerar oportunidades de experimentar a vida sob outras perspectivas. Fundamental: aprender, adaptar-se e mudar. Sigo as palavras de Cora Coralina: "Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina."

6 Responses to Quer que eu segure?

  1. (Como eu ia dizendo acima, rsrs)… eu queria pedir pra segurar a mochila das pessoas, mas geralmente essa minha ação não era bem vista. Foi então que percebi que essa é uma ação característica de nós brasileiros. Agora fico tentado a me oferecer, mas me contenho…

    • Olha que interessante, Abner, nao pensei que pudesse ser tao chocante… Você que está no Brasil, se tiver a oportunidade e se andar de transporte público, por favor, mande uma fotinho (sua, claro) levando as coisas de alguém para nós! Seria muito legal ilustrar o blog com uma foto real. Abraçao

  2. Passei pela situação inversa ao visitar outros países. Quando sentado, me sentia impelido a me oferecer pra segurar a mochila do

  3. evaarias74 says:

    Que legal!. Isso, na España, é fiçção científica…. Temos muito a aprender dos brasileiros!

Pode me responder que eu gosto!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: