Conexão Catalunha – Rio de Janeiro

Quem foi Benet Domigo. O que é a Casa Benet Domingo.

Apresentado e dirigido pela Estela Viana, o programa Emissão em Português de ontem fala sobre esse personagem interessantíssimo do intercâmbio cultural Espanha-Brasil.

Ela recomenda essa história resgatada com arte por Valeria Saccone, que escreve:

benet domingo

Pere Benet Domingo

“Estou profundamente apaixonada pela história de Pere Benet Domingo, um artista catalão que abandonou a Espanha em 1951, fugindo da repressão franquista. Republicano e profundamente anti-militarista, chegou ao Rio de Janeiro em 1952 com a sua esposa em busca de uma nova vida.

Carmen Miranda (a verdadeira, rs) teve tudo a ver com essa decisão: o casal assistiu a um filme onde a portuguesa mais brasileira cantava na Bahia de Guanabara e decidiram trocar a Argentina pelo Brasil.

Carmem Miranda, 1944

 

Assim começou o exílio desse artista na Cidade Maravilhosa. Benet Domingo, que estudou arquitetura e Belas Artes, virou o cenógrafo oficial do carnaval do Copacabana Palace, o lugar mais exclusivo do Rio de Janeiro. Ao mesmo tempo, começou a desenhar enormes figuras e instalações para o carnaval de rua da Avenida Presidente Vargas, três décadas antes da inauguração do Sambódromo. Benet Domingo soube valorizar a cultura carioca, introduzindo elementos da música e da cultura negra numa festa dominada, até aquele momento, por pierrôs e arlequins de procedência europeia. A filha dele, Pilar Domingo, e a neta Maria Matina administram hoje um centro cultural na Urca, onde tentam manter a memória desse grande artista quase desconhecido na Espanha e no Brasil. A Casa Benet é um perfeito equilíbrio de cultura espanhola, catalã e brasileira no bairro mais bucólico do Rio de Janeiro.

Muito obrigada Pilar e Matina por compartilhar essa incrível história comigo e com os ouvinte de Radio Nacional de España.”

Aqui está o áudio, na íntegra.

Desconecte-se de qualquer outra distração e consuma sem moderação.

Deixe-se transportar pelas marchinhas, e pela voz da Pilar e da Matina.

 

Quer mais?

 

Emissão em português – Com uma duração de 30 minutos, a emissão consta de um informativo diário e de diversas seções que tratam de assuntos de interesse mútuo tanto para a Espanha como para o Brasil. Realizado em português nos estúdios da Rádio Exterior da Espanha em Madri, o programa também oferece reportagens e entrevistas que abarcam todos os âmbitos da atualidade informativa.

Sobre Cristina Pacino
Nascida em São Paulo, residente em Madri. Relações Públicas por decisão. Professora de Idiomas por vocação e mestrado. Paixão por ensinar, vivo para aprender. Quero contribuir para uma sociedade com mais opiniões próprias, ideias originais e criatividade. Acredito que aprender um novo idioma é gerar oportunidades de experimentar a vida sob outras perspectivas. Fundamental: aprender, adaptar-se e mudar. Sigo as palavras de Cora Coralina: "Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina."

Pode me responder que eu gosto!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: