A Língua do Brasil

Ariano-Suassuna

Ariano Suassuna, cadeira nº 32 da ABL, falecido em julho de 2014. Vale a pena ouvi-lo no minuto 1:02:14

Num documentário de pouco mais de uma hora, 16 acadêmicos da ABL (Academia Brasileira de Letras) mostram seus pontos de vista sobre a língua portuguesa, suas diferenças regionais dentro e fora do Brasil relativas a sotaque, vocabulário, regionalismos, identidade cultural, padrões, classes sociais e elite cultural.

Ao interpretar esse vídeo deduzo outra vez que nossa língua é rica, razão suficiente para difundi-la aos quatro cantos. É muito importante que toda pessoa de qualquer classe social possa ter acesso aos diferentes registros, estilos, realidades linguísticas, para assim ter oportunidade de comunicar aberta e livremente, imitar a própria língua seguindo sua essência e descobrir-se através da identidade cultural…

Arremedar a própria língua, que é vagabunda, errante, é da rua, indomável, e só aqueles que a entendem podem fazer uso das suas variantes espontaneamente, sem medo de arriscar, pois sabem (ou não) que quanto mais conhecem a língua portuguesa, maior o risco de se apaixonarem por ela.

 

Glossário

Arremedar – palavra em desuso, que significa imitar, contrafazer gestos ou falas de outrém.

Anúncios

Sobre Cristina Pacino
Nascida em São Paulo, residente em Madri. Relações Públicas por decisão. Professora de Idiomas por vocação e mestrado. Paixão por ensinar, vivo para aprender. Quero contribuir para uma sociedade com mais opiniões próprias, ideias originais e criatividade. Acredito que aprender um novo idioma é gerar oportunidades de experimentar a vida sob outras perspectivas. Fundamental: aprender, adaptar-se e mudar. Sigo as palavras de Cora Coralina: "Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina."

Pode me responder que eu gosto!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: